quinta-feira, setembro 06, 2012

Casa sustentável: abuse dessa ideia!

A palavra sustentabilidade está na boca do povo: todo mundo quer ser ou ter uma atitude sustentável. Porém, será que as pessoas sabem qual é o significado correto desse conceito?

O termo foi utilizado pela primeira vez pela ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland, em 1987. Ela publicou um pequeno livro chamado “Our Common Future” que relacionava meio ambiente com progresso. De acordo com a norueguesa, "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades". A ideia é ter crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente e a vida em sociedade.

E você pode fazer parte desse jeito de pensar e agir com atitudes simples. Nós daremos uma ajudinha!  A partir de agora, veja algumas dicas de como ter uma casa mais sustentável!

• Seja bem-vindo sol!

Deixe o sol entrar na sua casa! A luz natural ajuda a economizar energia elétrica e deixa o imóvel mais agradável. Dica: persianas e cortinas claras deixam o cômodo mais iluminado e o ambiente mais leve e aconchegante.

• Use e reutilize a água

Alguns especialistas afirmam que dentro de 25 anos mais de dois bilhões de pessoas não terão água potável para suprir necessidades básicas. Por isso, é importante economizar esse recurso e sempre que puder reutilizar. Atitudes simples como lavar roupa e usar a mesma água para lavar o quintal já ajuda nessa economia. Tomar um banho rápido, fechar a torneira quando escovar os dentes ou quando ensaboar a louça também vale para um consumo de água consciente.
 
• Ecobags: na moda sempre!

A discussão sobre a proibição das sacolinhas plásticas é bem polêmica. Para se ter uma ideia do prejuízo que ela causa ao meio ambiente, basta saber que demora quase 300 anos para se decompor. A dica é trocar o material pelas ecobags. O interessante é que já existem vários modelos de sacolas recicláveis para todos os estilos.

• Use lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED têm custo maior, porém elas duram mais que as convencionais. Além disso, economizam energia. Ponto positivo!

Outra vantagem é que elas não interferem na iluminação do ambiente. Uma dica para quem prefere a cor das lâmpadas incandescentes: já existem modelos em LED com essas características.

• Selo Procel

Esse selo foi criado para orientar os consumidores na hora de comprar eletrônicos e eletrodomésticos. Ele indica os produtos que apresentam os melhores níveis de economia de energia. Por isso, ao comprar uma nova geladeira, por exemplo, procure esse selo. É uma ótima dica para não esvaziar o seu bolso e cuidar do meio ambiente.

• Invista em energia solar

As placas solares têm alto custo, mas pode ser um bom investimento a longo prazo. Segundo especialistas, você pode gastar 30% a menos com a energia solar do que com a elétrica. Os resultados da economia começam a ser vistos após dois anos da instalação.
Gostou das dicas? Se tiver mais alguma sugestão ecológica, publique um comentário no nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário