sexta-feira, outubro 05, 2012

Provectum cria departamento para profissionais do exterior

A Rede Provectum está lançando no mercado um departamento especializado em suporte aos executivos e profissionais em fase de transferência para as cidades da região metropolitana de Campinas. O setor vai oferecer serviços que vão desde a busca por imóveis, orientação sobre a cultura local, além de acompanhamento a escolas, hospitais, entretenimento, entre outros. Esses serviços têm como objetivo facilitar a adaptação do profissional e seus familiares ao novo ambiente e deixá-los à vontade para dedicação exclusiva ao trabalho.

De acordo com o gerente de locação Ronaldo Lopes, um grande número de profissionais estrangeiros - de executivos a profissionais técnicos - desembarca na região de Campinas anualmente para trabalhar. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Manpower Group, no Brasil 14% das companhias têm solucionado a escassez de profissionais qualificados recrutando trabalhadores de outros países.

Um dos principais pólos econômicos brasileiro, a região metropolitana de Campinas abriga cerca de 50 das 500 maiores multinacionais do país e vem se beneficiando com o crescimento da economia ao longo dos últimos anos, principalmente com a atração de investimentos estrangeiros em novas fábricas. Essa expansão expôs um problema para as empresas: a falta de executivos, profissionais especializados e técnicos. Para suprir o "apagão de mão de obra", as companhias importam a cada ano, e cada vez mais, um número grande de estrangeiros para suprir suas necessidades.

De acordo o Ministério do Trabalho e Emprego, a concessão de visto de trabalho a estrangeiros aumentou 25,9% em 2011. Foram aproximadamente 70 mil profissionais estrangeiros com visto para trabalhar no país, ante 56 mil em 2010. Desse contingente, 40% são orientais (China, Coreia e Japão), 25% europeus (espanhóis, alemães, franceses e italianos), 20% norte-americanos e 15% mexicanos e de outros países da América do Sul.

A localização privilegiada da RMC para distribuição de produtos, boa infraestrutura, a presença do Aeroporto Internacional de Viracopos - maior terminal de importação e exportação de cargas do país - são alguns dos aspectos que atraem os investimentos internacionais. Outro ponto é que após crises econômicas de 2008 e 2011, muitas matrizes de multinacionais focaram suas ações no Brasil, enviando executivos para fortalecer suas atividades locais ou abrir fábricas e iniciar operações.

Tranquilidade para produzir

De acordo com Ronaldo Lopes, o pacote de serviços a ser oferecido às empresas e profissionais vai desde a recepção dos estrangeiros, assessoria para acomodação temporária - se o executivo não tiver hotel pré-definido ou local pré-estabelecido para ficar - e a busca por um imóvel. Será também de responsabilidade do setor, a negociação e intermediação do contrato de locação com a imobiliária, bem como a contratação de serviços com as operadoras de internet, TV a cabo, compra ou aluguel de móveis. Também são oferecidas facilidades como visitas a escolas e assessoria na matrícula dos filhos.

"Durante o processo de locação, nós ajudamos na manutenção da residência, indicando prestadores de serviços, pedreiros ou encanadores quando necessário", explica Lopes. "Também auxiliamos na contratação de doméstica, jardineiro ou profissional para cuidar da piscina e contratamos empresas especializadas que dispõem dessa lista de profissionais de confiança e que falem outras línguas. Também auxiliamos os executivos na desocupação do imóvel e retorno ao seu país, rescindindo o contrato de locação, na devolução ou venda da mobília e dos automóveis da família", completa Lopes.

Cada cultura, uma particularidade


Cada cultura tem a sua particularidade e a moradia é uma das principais. "Os japoneses, por exemplo, fazem questão de que no imóvel - normalmente apartamento - tenha banheira no banheiro em função dos banhos de imersão", comenta. Já os alemães, gostam de morar próximo à natureza. "Eles sempre buscam casas, de preferência com árvores frutíferas", aponta Ronaldo Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário