Quer saber como anda o IGP-M para se preparar para o reajuste do aluguel? Então, fique ligado: inflação do aluguel dobra em julho.
O reajuste do aluguel sempre é um momento aguardado com ansiedade pelo morador. Afinal, trata-se do aumento do preço que impacta no orçamento mensal do inquilino. E, muitas vezes, as pessoas que optam por morar em um imóvel alugado não acompanham as variações do mercado para entender como esse reajuste acontece. E você, sabe como funciona o reajuste do aluguel?
Apesar dos índices do mercado, geralmente, serem um pouco difíceis de entender, é muito simples acompanhá-los e ficar por dentro do que está acontecendo. Por isso, a Provectum disponibiliza este canal de informação para ajudá-lo nessa busca. E hoje, vale falar sobre o aumento do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que subiu 1,34% em julho, após ter subido 0,66% em junho.
Esses dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (06), e é importante para o inquilino saber que esse indicador é usado para o reajuste do aluguel. O mesmo teve alta de caráter pontual, por conta dos reajustes dos preços de commodities e combustível, mas, segundo parecer da FGV, o IGP-M deve desacelerar gradualmente no curto prazo, influenciado pela participação de itens como o diesel.
Além do IGP-M, há outros índices que merecem nossa atenção. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), por exemplo, representa 30% do IGP-M e variou 0,25% no mesmo período, sob pressão dos preços de alimentos, sendo que sua alta em junho foi de 0,17%. Ao passo que o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), responsável por 10% do IGP-M, diminuiu para 0,85% neste mês, na contramão à variação de 1,31% em junho.
Diante disso tudo, a previsão é que o IGP-M se estabeleça em 6,57% neste ano, de acordo com o boletim Focus, realizado pelo Banco Central e divulgado também nesta segunda-feira. E se você está se perguntando, ainda assim, como isso tudo se forma no reajuste do aluguel, guarde uma regra simples: a variação acumulada do IGP-M nos últimos 12 meses é equivalente ao reajuste do aluguel.
Desse modo, é só calcular o índice do mês de reajuste pelo valor do aluguel. Por exemplo, suponhamos que o IGP-M fique nos 6,57% previstos, e que seu aluguel seja de R$ 1.000,00. Assim, o cálculo seria 1000 X 1,0657, resultando no novo valor do aluguel de R$ 1065,70.
Simples, não é? E para continuar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário e poder se preparar, continue acompanhando a Provectum por aqui e nas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário