sexta-feira, agosto 12, 2011

Plebiscito decidirá se Campo Grande e Ouro Verde serão distritos

Os moradores das regiões do Campo Grande e do Ouro Verde vão decidir nas urnas se querem transformar essas duas áreas em novos distritos de Campinas. A Câmara aprovou na sessão desta quarta (10) a convocação do plebiscito para que a população tenha o poder de decisão sobre o assunto. O Decreto Legislativo segue agora para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para definição da data e dos trâmites da votação. Os vereadores ainda vão formar uma comissão para acompanhar todo processo.
Os distritos no Brasil são territórios que subdividem as cidades e até bairros. Possuem cartórios de ofícios de registro civil e, em municípios maiores, podem sediar subprefeituras ou administrações regionais o que permite maior autonomia em relação ao repasse de recursos. Mesmo assim, são submetidos ao poder da Prefeitura. Atualmente em Campinas existem quatro distritos: Barão Geraldo, Sousas, Joaquim Egídio e Nova Aparecida.

A proposta, de autoria do vereador Rafael Zimbaldi (PP), vem sendo discutida na cidade desde 2009. No ano passado, um estudo do Instituto Geográfico Cartográfico (IGC) apresentou os mapas que definem os limites dos distritos de Campo Grande e Ouro Verde. Segundo o autor do projeto, é necessário que metade dos moradores mais um, votem a favor da criação dos distritos para aprovar o projeto. 'Será uma conquista para a região que terá mais autonomia de investimentos e também para garantir recursos' , afirmou.

A criação dos distritos altera o status político da região que conta hoje com cerca de 400 mil moradores em aproximadamente 200 bairros.

A Prefeitura disse que não iria comentar a decisão da Câmara. No ano passado, o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) foi radicalmente contra a proposta. Disse que havia assegurado uma série de investimentos para as duas áreas e que não enxergava a necessidade da criação dos dois novos distritos. O líder do governo, Francisco Sellin (PDT) não criticou nesta quarta a proposta e votou a favor da realização do plebiscito.

Para conseguir realizar o plebiscito era necessárioo ter no mínimo 6 mil assinaturas. 'Conseguimos 20 mil o que mostra realmente que os moradores, tanto do Campo Grande quanto do Ouro Verde querem maior autonomia administrativa', disse o Zimbaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário