segunda-feira, junho 20, 2011

ACABAMENTO

Transparência e conforto

Tradicionais na arquitetura, os blocos de vidro trazem funcionalidade aos ambientes, oferecendo luminosidade, cores, proteção e leveza. "A utilização de materiais translúcidos para vedar ambiente é uma maneira eficaz de trazer luz natural para o interior, reduzindo o consumo de energia elétrica. Os blocos de vidro possuem ainda extensa variedade de texturas e até mesmo cores, o que oferece leveza, harmonia e aconchego aos espaços", destaca o arquiteto William Hanna.

Texto: Renata Ramos
Claridade e conforto térmico e acústico para os ambientes. Para conseguir essas características, os tradicionais blocos ou tijolos de vidro são a opção de muitos arquitetos, que preferem gastar menos sem prejudicar a estética do projeto.

"A utilização de materiais translúcidos para vedar ambiente é uma maneira eficaz de trazer luz natural para o interior, reduzindo o consumo de energia elétrica. Os blocos de vidro possuem ainda extensa variedade de texturas e até mesmo cores, o que oferece leveza, harmonia e aconchego aos espaços", destaca o arquiteto William Hanna. A arquiteta Thelma Christina concorda que é possível utilizar os tijolos de vidro com criatividade e elegância. "Com eles, uma cozinha, por exemplo, pode parecer mais ampla e contar com luz natural para o preparo de alimentos e a realização de refeições. Da mesma forma, são boas opções para locais que necessitam de privacidade, como as áreas de chuveiro", acrescenta a profissional.

Thelma lembra ainda que o bloco incolor apresenta transparência de quase 80% e protege o espaço do fogo durante um bom tempo. "Eles são realmente seguros se aplicados com técnica e têm coeficiente de condução térmica de 2,9 W/h contra 6,0 W/h do vidro plano, ou seja, com um coeficiente menor, proporcionam maior isolamento", defende Pedro Almeida, gerente de Logística e Produto da Seves Glassblocks do Brasil.

Aplicação

Hanna alerta que, no assentamento, é importante utilizar uma argamassa própria, um espaçador para cada unidade, uma esponja úmida para retirar o excesso de argamassa e rejunte com cimento branco ao final do processo. Outro aspecto importante são as dimensões. Em um painel de blocos de vidro, elas são limitadas em altura e largura em 5 m. "Para a construção de um painel com mais de 25 m2, é preciso contar com vigas e pilares de reforço. Já paredes curvas e de áreas externas deverão ser sempre reforçadas com ferro de 5 mm, vertical e horizontalmente, em qualquer medida", esclarece a diretora comercial da Sicmol, Ângela Sebba.

Modelos, medidas e investimento

Os tijolos de vidro, geralmente, medem 19 x 19 x 8 cm. Porém, atualmente, os fabricantes oferecem modelos em várias medidas, como 24 x 24 x 8 cm, 30 x 30 x 10 cm, 33 x 33 x 12 cm e 42 x 42 x 12 cm.

Quanto às cores, há muitas variações. "Há modelos com coloração no próprio vidro, em versões metalizadas ou comuns; coloração por injeção de tinta no interior dos blocos, todos na versão metalizada; e coloração no próprio vidro", relata Almeida.

Como o acabamento oferece luminosidade e bom isolamento termoacústico, não necessita de pintura e tem fabricação no Brasil, pode se revelar com bom custo x benefício para a obra. "Dependendo do modelo e solução, os custos podem variar de R$ 6 a R$ 30 a unidade." (matéria extraída do Portal Casa & Cia, do UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário