sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Nove milhões de brasileiros querem comprar a casa própria nos próximos seis meses

Nove milhões de brasileiros pretendem comprar a casa própria nos próximos seis meses e dar adeus ao aluguel, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo instituto Data Popular. A maioria é de famílias brasileiras das classes C, D e E - com renda de até R$ 1.600. Elas representam 7,5 milhões de consumidores de média e baixa renda. A procura é maior pela casa, seguido por terrenos e apartamentos.

O aumento da renda nos últimos oito anos contribuiu para o resultado. Com a expansão do emprego formal, acesso ao crédito e maior escolaridade, as classes C e D devem mudar o quadro atual das habitações no Brasil nos próximos anos.

O medo do endividamento, no entanto, ainda é alto. Ao menos sete em cada dez brasileiros da classe média declaram ter algum medo relacionado à compra. São 6 milhões de famílias nessa situação, em parte atreladas à menor renda, o que acaba colaborando para a insegurança.

Nas classes D e E, 84% dos interessados em comprar um imóvel declaram algum receio, contra apenas 52% dos mais ricos.

As principais causas de insegurança na hora de comprar um imóvel também mudam entre as classes. Não conseguir pagar as prestações é o maior temor dos mais pobres, enquanto na elite “não receber o imóvel” é o principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário