sexta-feira, setembro 10, 2010

Especial Sexta a bordo - Serra Gaúcha: Chocolate, clima ameno, cultura e churrasco o ano inteiro!


Viajar pelo sul do país é respirar um pouquinho do clima europeu. Temperatura amena, arquitetura que remete à paisagem dos Alpes e população descendente de imigrantes alemães e italianos que marca sua origem não só pelo tipo físico, como também pelos costumes e língua.

Em muitas cidades como também em Gramado, o friozinho pode ser sentido durante todas as estações do ano, motivo para se prolongar os prazeres de mesa farta e um bom vinho.

Especialidade da gastronomia riograndense, o churrasco é sempre uma das melhores pedidas, mas divide o dilema da escolha dos visitantes com a cantina italiana e a da refeição sem fim que faz parte das extensas mesas do café colonial tradicional. Todas as refeições acompanhadas pelos vinhos produzidos por excelentes vinícolas certificadas. Vinho com pão, salame, tortei, capeletti. Vinho com nata, cuca de côco, apfelstrudel, torta de limão.


O circuito do turismo gaúcho é formado por dois núcleos: a Região das Hortênsias, onde estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis e o Vale dos Vinhedos, com as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Cidades que estão, certamente, nos melhores tours dos encantos do sul.

São muitos os contrastes das paisagens. No Vale dos Vinhedos, extensas faixas de parreiras carregadas de cachos multicoloridos de outubro a dezembro. No circuito das hortênsias, essas flores ornamentais matizam de azul, branco e rosa as estradas e jardins, a partir de outubro e brindam com sua beleza ainda muitos meses.

Viajar pelo sul, principalmente Gramado é se transportar para um cenário de contos de fadas de Hans Cristian Andersen, com toda a influência européia preservada na arquitetura, mobiliário, comportamento, culinária e hospitalidade de seu povo.


A região sul, já tradicional rota turística, possui inúmeras atrações. São lindos passeios históricos, teatro, festivais de dança e cinema, além das visitas pelas vinícolas para a apreciação se sucos, vinhos e espumantes, os mais qualificados e conhecidos do país.

Na rota pelo sul, é possível conhecer o “Mundo do Papai Noel”, o Museu de Carros Antigos e passear em teleféricos que cortam serras e penhascos com paisagens divinas.

Encantador é visitar a região na época entre novembro e dezembro e apreciar o Natal Luz, que dura dois meses, de novembro a janeiro, e faz do verão temporada muito procurada pelos turistas. Em virtude disso, muitos eventos duram o ano todo como o Parque Aldeia do Papai Noel e as visitas às fábricas de chocolate da região.


O roteiro dos vinhos também imperdível e transporta o visitante para Bento Gonçalves, a 670 m de altitude, onde o vinho une uma mesma cidade pela economia e fé. A Igreja São Bento tem formato de pipa de vinho. O pórtico da cidade é uma pipa de 17 m de altura. Enfim, toda a temática rememora a presença do vinho, maior fonte econômica da região. Delicie-se com passeios de trem com degustação pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, alcunhada como Ferrovia do Vinho. Ainda nesses passeios a diversão é garantida com a presença de música, danças folclóricas e atores que animam a plateia de viajantes.

Enfim, além de um passeio inesquecível repleto de diversão, arte, tradições históricas, pode-se encontrar em cada canto muito romantismo nesse circuito que é pura sedução!


Participe Já!


Gostou do especial? Então saiba como participar da Promoção da Exclusividade Premiada Provectum Imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário