segunda-feira, março 29, 2010

Rodovia D. Pedro ganhará novas obras

Duas grandes obras que darão fim a problemas antigos enfrentados por motoristas que utilizam a Rodovia D. Pedro I (SP-65) na região de Campinas sairão do papel. As construções de um viaduto próximo do cruzamento com a Avenida Heitor Penteado e de alças de acesso no trevo localizado na altura das lojas da Leroy Merlin e Decathlon — que também será reformulado — começam neste mês. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da concessionária de rodovia Rota das Bandeiras, Luiz César Costa.

A primeira obra, com início marcado para o este mês de março e custo de R$ 2,3 milhões, envolve o trevo localizado na altura das lojas da Leroy Merlin e Decathlon. A outra intervenção, orçada em R$ 1,7 milhão, com previsão para começar em 5 de abril, será a construção de um viaduto sobre a estrada, que promete facilitar o acesso de quem estiver no sentido Jacareí da rodovia (na pista Sul) aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. A obra tem previsão de conclusão para o dia 5 de novembro.

Nos próximos seis anos, a direção da concessionária pretende investir R$ 2,1 bilhões em novas obras, reforço de infraestrutura, modernização de equipamentos e melhorias. Apenas na Rodovia D. Pedro I trafegam diariamente 80 mil veículos.

No caso específico das obras no trevo, que têm prazo para terminar no dia 15 de maio, a Rota das Bandeiras vai criar duas novas alças de acesso, nas pistas Sul e Norte. Elas já existiam em partes, mas agora sairão definitivamente do papel. Uma ligará a Avenida Mackenzie com a pista Sul da D. Pedro I, desobrigando os motoristas de fazerem uma costumeira série de contornos dentro do trevo para acessar o sentido desejado.

A segunda alça possibilitará que veículos que estejam na área da Leroy Merlin ou da Decathlon possam entrar na pista Norte da rodovia — também sem a necessidade de utilizar o trevo. A alça que já existe no sentido pista Sul-Avenida Mackenzie, uma das entradas de Campinas pela D. Pedro I, também faz parte deste pacote. Ela terá o seu traçado ampliado.

Por: Marcelo Francisco de Oliveira

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