O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad-SP) de São Paulo, instalado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
terá o segundo computador mais rápido do País. A nova máquina, que será adquirida ainda este ano, deve elevar a velocidade do centro de 1,5 teraflop (1Tflop equivale a um trilhão de operações por segundo) para 22Tflops. A supermáquina é usada por cientistas do Brasil em pesquisas de variadas áreas, como física, química e biologia molecular.
Com a compra do novo computador, o centro terá sua capacidade de armazenamento elevada em 260 terabytes (cada terabyte tem um milhão de GB, ou um trilhão de bites). Segundo o físico e coordenador do centro, o professor Edison Zacarias da Silva, a máquina atenderá à demanda reprimida existente hoje para uso de computadores de alto desempenho.
Desde a inauguração do centro, o tempo de uso das máquinas cresceu muito. Em 1995, os pesquisadores usaram 82.437 horas de processamento dos equipamentos do Cenapad. Em 2008, esse número saltou para 1.489.528 de horas.
A nova máquina está orçada em US$ 1,35 milhão, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "Nós enviamos um projeto de ampliação do centro no começo de 2009 e recebemos a resposta este ano", conta Silva. Para o equipamento entrar em funcionamento, a Unicamp terá de ampliar a sala em que ficam os computadores do Cenapad. "Temos um espaço de 81 metros quadrados e teremos que ampliar para 100 metros", diz o coordenador.
Fonte: www.cenapad.unicamp.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário